MULHERES MUITO ESQUISITAS NA SESSÃO DO COMODORO

SESSÃO DO COMODORO - AGOSTO DE 2011

 Na quarta-feira, 03 de Agosto, a Sessão do Comodoro vai exibir dois filmes cultuados, de baixo orçamento, tendo como protagonistas belas e estranhas mulheres: FEITIÇO (A MULHER ESPECTRO), do magnífico diretor Reginald Le Borg, e o já clássico O ATAQUE DA MULHER DE QUINZE METROS, de Nathan Juran, cuja atriz e mítica playmate Yvette Vickers, foi encontrada morta e mumificada, recentemente, em seu apartamento em Los Angeles.
 FEITIÇO (A MULHER ESPECTRO) será mostrado, com legendas em português, graças aos blogs CINE SPACE MONSTER e CINE CULT CLASSIC.
 O ATAQUE DA MULHER DE QUINZE METROS estará sendo exibido graças a colaboração de Leopoldo Tauffenbach, do blog CINE DEMÊNCIA.
 A sessão começa as 21.30, no CineSesc, e as senhas gratuitas estarão disponíveis a partir das 21.00 horas na bilheteria do cinema.
 Recomendado para maiores de 14 anos.



FEITIÇO (A MULHER ESPECTRO)
(Weird Woman - 1944)
EUA, branco e preto, 63 minutos
Direção: Reginald Le Borg
Roteiro: Brenda Weisberg (adaptação da novela "Conjure Wife", de Fritz Leiber Jr.)
Produtor: Ben Pivar e Oliver Drake
Fotografía: Virgil Miller
Montagem: Milton Carruth
ELENCO
Lon Chaney Jr., Anne Gwynne, Evelyn Ankers, Ralph Morgan e Elisabeth Risdon.

SINOPSE
 O professor Norman Reed volta de viagem à uma ilha misteriosa onde reencontra a filha de um colega de faculdade, que foi educada por uma sacerdotisa dos nativos e se casa com ela, levando sua jovem espôsa para a faculdade onde leciona. Apesar de seu livro de grande sucesso que desmistifica as superstições, a jovem é devota de cultos do voodoo, despertando o mêdo e inveja das mulheres que adoravam o professor e queriam ter sua atenção. Mas estranhas mortes começam a acontecer deixando Norman num conflito entre suas convicções sobre a razão e a feitiçaria.

COMENTÁRIO
 WEIRD WOMAN (lançado na época nos cinemas brasileiros como "Feitiço"), é um dos de 6 filmes baseados em livros da Simon & Schuster Inc. publicados a partir de 1932 e que foram adaptado para a rádio nos Estados Unidos em 1941, tornando-se então um dos programas mais ouvidos no país que simplesmente parava diante dos aparelhos e que se iniciava com a voz trêmula e assustadora do âncora RAYMOND JOHNSON dizendo:
"Pleasant dreeeeaams, hmmmmm?".
 INNER SANCTUM era imbatível, reunindo ao pé da rádio, toda a família que ouvia impressionada e até assustada, histórias arrepiantes que mesclavam terror e mistério. Quando RAYMOND JOHNSON saiu do programa para servir na Guerra, a Universal já teria transportado 6 histórias, mais calcadas nos livros "pulp" do que propriamente nos roteiros radiofônicos. Os livros eram bem na linha AGATHA CHRISTIE, com temas de crimes e a solução só nos últimos minutos da história.
Para atuar a frente das seis produções foi convidado o ator carismático LON CHANNEY JR., famoso LOBISOMEM da Universal. Ao lado dele, grandes nomes como J.CARROL NAISH,
BRENDA JOYCE, LLOYD BRIDGES, EVELYN ANKERS e outros nomes conhecidos da época.
 Reginald Le Borg era, acertadamente, ao lado de Bernard Vorhaus, um dos diretores americanos mais cultuados pelo crítico Rubem Biáfora. Le Borg e Vorhaus eram mestres em transformar os parcos recursos da produção D, em magistrais exercícios de mise-en-scene.



 A novela "Conjure Wife", de Fritz Leiber Jr., teve três adaptações para o cinema:
● Filmed as Weird Woman Universal Pictures, 1944. Lon Chaney Jr., Anne Gwynne, Evelyn Ankers, Ralph Morgan. Director: Reginald Le Borg
● Filmed as Night of the Eagle (aka Burn, Witch, Burn!. Independent Artists, American International, 1962. Peter Wyngarde, Janet Blair, Margaret Johnston, Anthony Nicholls. Screenplay by Charles Beaumont, Richard Matheson & George Baxt. Director: Sidney Hayers.
● Filmed as Witches’ Brew. Embassy/United Artists, 1980. Teri Garr, Richard Benjamin, Lana Turner, James Winkler. Conjure Wife uncredited as the source. Directors: Richard Shorr & Herbert L. Strock.

O ATAQUE DA MULHER DE QUINZE METROS
(Attack of the 50 Foot Woman - 1958)
EUA, branco e preto, 65 minutos
Direção: Nathan Juran (assinando como  Nathan Hertz)
Roteiro: Mark Hanna
Produtor: Bernard Woolner
Música: Ronald Stein
Fotografía: Jacques R. Marquette
Montagem: Edward Mann
ELENCO
Allison Hayes, William Hudson, Yvette Vickers, Roy Gordon, George Douglas e Ken Terrell.
 
SINOPSE
 Nancy Archer é uma herdeira rica e ex-alcoólica que ama seu marido Harry. Esse só quer o dinheiro dela e deseja sua morte para dividir a fortuna com a amante "Honey" Parker. Quando Nancy chega certa noite à cidade, dizendo ter sido perseguida por um satélite com um gigante alienígena a bordo, Harry percebe que é a oportunidade para se livrar dela.
Mas Nancy foi contaminada pelo contato com o alienígena e de repente cresce de tamanho e vai em busca de Harry, o homeme amado.

COMENTÁRIO
 Attack of the 50 Foot Woman (br.: O ataque da mulher de quinze metros) é um filme americano de 1958 do gênero ficção científica, produzido por Bernard Woolner para a Allied Artists Pictures e dirigido por Nathan Juran (creditado como Nathan Hertz). Roteiro de Mark Hanna e música original de Ronald Stein.
O filme foi lançado na esteira de outros da época que exploraram histórias com personagens e outros seres com alterações de tamanho, tais como The Amazing Colossal Man e The Incredible Shrinking Man, mas apresentado dessa vez uma mulher como protagonista.
 No Internet Archive esta disponibilizada uma cópia para download sob a licença "Creative Commons license: Attribution-NonCommercial-NoDerivs".

OPINIÕES
"Attack of the 50 Foot Woman is fascinating to watch for the complete lack of conviction the special effects have. These are particularly noticeable during Allison Hayes’s rampage through the town – the same piece of footage of her walking is used several times over, sometimes reversed and against different backgrounds. A shot of her behind a power pylon contains some incredibly shoddy back projection and the alien giant is simply double-exposed over the background. We never see the giants and the humans in the same shot. And when Allison Hayes smashes her way through the buildings, the closeups that focus on her in no way match what we see happening with the absurd giant papier-mache hand." - Richard Scheib [
The Science Fiction, Horror and Fantasy Film Review]
"If you want 50s sci-fi cheese, that is certainly here!" - [http://cinemademerde.com/Attack_50ft_Woman.shtml]


Yvette Vickers

NOTÍCIAS
A MULHER DE QUINZE METROS DE ALTURA É ENCONTRADA MUMIFICADA EM LOS ANGELES
 A atriz Yvette Vickers, atriz dos anos 50 e antiga coelinha da "Playboy", que participou dos filmes "Crepúsculo dos Deuses", "A Mulher de Quinze Metros" e "Atalho para o Inferno", foi encontrada morta em sua casa no dia 27 de Abril DE 2011. O corpo já estava em estado de mumificação e a polícia diz que a atriz pode estar morta há um ano.
 Uma vizinha pulou o muro depois de notar que a correspondência se acumulava na caixa de correio da casa de Yvette que, aos 82 anos, quase não saia de casa. Ela encontrou o corpo em um dos cômodos da casa ao lado de um aquecedor ainda ligado. A polícia está fazendo autópsia para determinar a causa da morte, mas acredita em causas naturais.
 De acordo com fontes, a atriz tinha problemas mentais e sentia-se perseguida e observada o tempo inteiro. A atriz não tinha filhos nem sobrinhos e era divorciada.

LEIA MAIS:
http://abcnews.go.com/US/playmate-found-mummified-friends-portrait-yvette-vickers/story?id=13522253
http://www.people.com/people/article/0,,20486614,00.html



Escrito por Carlos Reichenbach às 13h05
[] [envie esta mensagem] []


 
   Olhos Livres, mesmo...

OLHOS, REALMENTE, LIVRES

 Graças a persistência e o suporte de minha filha Eleonora e a paciência e habilidade do doutor Emerson de Souza e Castro, cirurgião oftalmologista do Hospítal das Clínicas da USP, acabo de me livrar de um catarata cavalar (que elevou - no final de 2010 - a minha miopia de infância a mais de 22 graus). Parece milagre estar escrevendo esta postagem numa distância razoável do computador sem a necessidade dos óculos que usei por mais de 55 anos.

FOTOS - Eleonora Reichenbach



Escrito por Carlos Reichenbach às 12h07
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO



OUTROS SITES
 OLHOS LIVRES ANO 01
 LINKS - O CINEMA NA WEB
 LINKS BÁSICOS
 SITE DE CARLOS REICHENBACH
 OLHOS LIVRES BÔNUS
 IMDB
 ALL MOVIE GUIDE
 ALL MUSIC GUIDE
 PESQUISA DE BLOGS


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!